AVISO

 

Acima Programa Zmaro - um programa de TV / WebTv pra vc descontrair um pouco...
EU RECOMENDO!!!
Assista na íntegra, pela internet, online e de graça...

Leia com atenção: Este blog só será atualizado se vc pedir...

Tenho muita coisa boa pra colocar neste blog, entretanto resolvi mudar: Faço um novo post somente se alguem pedir, ou seja:
Vc entrou hoje no blog, e quando entrar amanhã encontrar o mesmo post, me envie um e-mail que faço um post novo.
No e-mail basta colocar: "atualize o sejaeleito.blogspot" como assunto e pode mandar sem texto. Se quiser escrever algo diferente no e-mail pode ser...
E
nvie para sejaeleito@pobrevirtual.com.br - ou se preferir deixe um comentário em qualquer post.

Eleitor: a espécie mais traiçoeira que existe...

Comprar votos é um ato ilegal... Deste o tempos do café o voto era de cabresto. Cada vez mais criam-se leis para permitir que a democracia flua. Em troca de votos dava-se brindes, dentaduras, cartas de motorista e afins... Hoje em dia fazer isto dá perda de mandato.
Na teoria é muito bonito, mas na prática encontramos muitas destas “trocas” mascaradas tais como churrascos, camisetas para times de futebol, favorzinhos, ... e até empregos.
Uma eleição pode ser considerada como um comércio de votos. O eleitor dará seu voto ao candidato que lhe der algo em troca. Esta contrapartida pode ser tanto algo material quanto uma simples simpatia pelas idéias, crença em suas promessas de campanhas, ...
O simples fato do eleitor saber que pode contar com o candidato caso precise um dia já lhe garante o voto dele e de vários outros integrantes de uma família.

O eleitor é humano, e pela natureza do ser ele pode ser traiçoeiro.
Existem pessoas e mais pessoas. Na hora do voto, o eleitor está sozinho na urna e vota em quem quiser.
É fato comprovado: um parente pode puxar os votos de toda uma família. Mesmo que alguns integrantes estejam "fingindo-se passar" por ajudantes de outro candidato, na hora H a maioria vai ajudar a família.

Não quero perder a ética nem pregar a compra de votos mascarada, mas julgo que este assunto deve ser considerado e pensado bem.

Já ví candidatos que contam seus votos: x votos do time que consegui as camisetas, x votos dos moradores de tal bairro que consegui tal benefício, x votos das pessoas que trabalharam para mim na campanha, x votos de parentes, ...
Só que quando chega o resultado da urna, seus votos não alcançam nem 10% de sua previsão.
Os motivos são diversos, mas o principal é: eleitores que pedem favores para muitos candidatos.

Também já ví casos de pessoas de mais idade uqe me confessou: enquanto ele sair candidato voto em tal candidato. Posso prometer para vários, mas ele me ajudou a transferir meu filho (ou outro "favor") faz uns 10 anos...

Existem vários modos para se conquistar um voto, os quais pretendo passar aqui no blog. Por hora tenha em mente esta pequena pincelada e saiba que existe um universo de possibilidades em relação a este tema. Vamos explorar este universo juntos...


Agradeço este post ao Antnimo e Bruno Lara.

Se quiser mais posts, é só fazer um comentário pedindo mais posts ou envie um e-mail para sejaeleito@pobrevirtual.com.br com o assunto: atualize o sejaeleito.

4 comentários:

Hellen Taynan disse...

Adorei o post, mto pertinente. Na cidade onde moro, Caruaru, é comum, eu convidar alguém p/um debate sobre propostas políticas de um candidato e, ao final, perguntarem: o q eu ganho votando em fulano? É lamentável, mas existe mtas coisas assim... E ngm se importa que à medida q compra-se votos, esse dinheiro (verba) vem do bolso do próprio cidadão que, ingenuamente, acredita que está ganhando com isso, qdo apenas está sendo ressarcido por algo q já pagou.
Vc já mostrou as formas errôneas de conseguir votos. Sou presidente de um Diretório Acadêmico e gostaria de idéias sobre como conquistar e fidelizar os eleitores.

KatytaSV disse...

Também gostei do post.Como faço um trabalho na Associação do meu bairro é comum ter sempre que dialoga ou debater algum assunto político. O que pra mim é muito interessante pois gosto de política e de atualidades. O meu pedido é politica virtual.
abraços

everaldo torres disse...

adorei ler a reaalidade do Brasil

Anônimo disse...

Olá, para que todos saibam, serei pré-candidato a vereador em minha cidade e gostaria de receber emails com diversas idéias para meu plano de campanha, e os mais diversos projetos a serem apresentados na câmara em benefício à nossa sociedade, a quem devo servir durante os 4 anos se eu me eleger através do seu voto, caro amigo eleitor.

Att. Mis. Alexandro Leão (Czecoski)